AFIADOR PARA ELETRODO DE TUNGSTÊNIO | CIG SOLDAS

Afiador de Tungstênio

Afiador de Tungstênio

 

AFIADOR DE TUNGSTÊNIO AUMENTANDO A PRECISÃO E VIDA ÚTIL DO TUNGSTÊNIO NA SOLDAGEM TIG

Dentre os diversos processos de solda por arco elétrico existentes, o processo TIG se diferencia dos demais em questões relacionadas a acabamento e pelo seu caráter quase artesanal.

Essas características muitas vezes exigem um nível de precisão maior do que em outros processos, em muitos casos a expectativa da empresa é obter uma solda com nível máximo de qualidade, sem nenhuma imperfeição, condição que está totalmente ligada à forma como é feita a afiação do eletrodo de tungstênio.

Este nível de perfeição somente é possível com a utilização de um equipamento próprio para essa finalidade, o afiador para eletrodos de tungstênio.

Além de proporcionar o nível máximo de qualidade na afiação, o afiador de tungstênio também gera maior rapidez e um melhor aproveitamento do eletrodo.

Entendendo melhor o processo do afiador de tungstênio

De forma resumida, a soldagem por processo TIG se dá através de um feixe de energia transportado por uma vareta de tungstênio até a peça a ser soldada, gerando assim um arco elétrico de solda. Porém este arco elétrico pode se “dispersar” e perder energia se o tungstênio não estiver em boas condições, tornando o processo de solda pouco preciso além de causar desgaste excessivo no tungstênio (menor vida útil).

A função do afiador de tungstênio é justamente uniformizar o caminho percorrido pelo feixe de energia, de forma que mais energia seja transferida para o material a ser soldado, fator essencial para obter-se o máximo de estabilidade no arco de solda e por consequência, aumentar a vida útil do eletrodo, tornando todo processo mais preciso e econômico.

Isso faz do afiador de tungstênio um excelente investimento para sua empresa e não um gasto com um acessório obrigatório.

Esse acessório é muito utilizado na indústria da aviação, aeronáutica, na indústria do petróleo, onde constantemente são feitas soldas de chapas ou materiais muito finos, ou então na recuperação de moldes de estamparia onde exige-se muita precisão, e até mesmo em materiais de alumínio, magnésio sempre de difícil soldabilidade onde o ângulo da ponta do tungstênio interfere diretamente no resultado final.

 

Afiador de Tungstênio x Esmeril

Ainda é muito comum no Brasil a utilização do esmeril para afiação do eletrodo de tungstênio, sem entrar nos motivos que levaram as empresas a essa condição, mas é importantíssimo citar que a afiação do eletrodo feita em um esmeril ou acessório similar pode causar a diversos problemas.

Primeiramente porque no esmeril o apontamento é feito de maneira manual e livre, e por mais que o usuário seja firme e cuidadoso, não irá obter o nível de uniformidade proporcionado pelo afiador que possui regulagem do ângulo de afiação, do diâmetro de tungstênio e posição do disco diamantado. Porém o fator mais preocupante é que o desbaste feito na pedra do esmeril causa ranhuras e feridas no tungstênio que prejudicam sensivelmente o transporte do feixe de energia, causando constante instabilidade do arco elétrico.

O afiador de tungstênio possui um disco diamantado de extrema durabilidade e que faz a afiação de forma absolutamente limpa e nem nenhuma possibilidade de contaminação do eletrodo. Obs: Vale lembrar que estamos falando sobre o nível de precisão exigido pelo processo de solda TIG e dos problemas indesejados que qualquer variação ou imprecisão pode gerar na soldagem.

É muito mais seguro, com o afiador o atrito do tungstênio com o disco diamantado ocorre de forma interna, dentro de um compartimento fechado, não há qualquer possibilidade de contato do usuário com o disco em alta rotação ou qualquer ponto que possa causar acidentes, muito comuns quando feito de maneira exposta no esmeril.

O afiador de tungstênio também possui um recurso especial para melhor aproveitamento do eletrodo e maior economia no processo, é possível apontar com total segurança partes de tungstênio com até 20 mm de comprimento, o que seria extremamente perigoso de se fazer manualmente em um esmeril.

Distribuído pela CIG SOLDAS com exclusividade para todo o Brasil, o Afiador de Tungstênio “TIG SHARP ST-30”é produzido dentro dos mais avançados padrões ecológicos da atualidade.

 

Afiador Para Eletrodo de Tungstênio

Afiador Tungstênio