ARAME PARA SOLDA MIG | CIG SOLDAS

ARAME PARA SOLDA MIG

Arame para solda MIG

O arame para solda MIG é um tipo de eletrodo não revestido, alimentado à poça de fusão, protegido por um gás de proteção.
A definição do tipo de arame MIG correto a ser utilizado depende de fatores como o gás de proteção, material base a ser soldado, diâmetro ou bitola do arame.

Gás de Proteção
Em processo de solda MIG são utilizados gases de proteção inertes, o gás inerte não reage com o metal em estado líquido contido poça de fusão. O Argônio é o mais utilizado, mas há aplicações onde o Nitrogênio ou misturas de Nitrogênio podem proporcionar excelentes resultados, no caso do cobre por exemplo.

O processo de soldagem com arame para solda MIG pode ser aplicado em uma diversidade grande de faixas de espessuras de chapas, em materiais (ferrosos e não ferrosos), como o aço inox, alumínio, cobre, magnésio e ligas de níquel.

Já a utilização do arame em processo MAG é bastante semelhante, a única diferença é que neste caso utiliza-se gases de proteção ativos. Os gases ativos reagem com o metal em estado líquido, podendo até causar alterações nas propriedades mecânicas e metalúrgicas do metal de solda.

Os gases ativos mais utilizados são o CO² puro ou uma mistura de CO² com argônio (75% argônio + 25% CO²). Este processo só é aplicado para a soldagem de materiais ferrosos.

Abaixo um breve exemplo da influência do gás na penetração e largura do cordão. Percebe-se que há vantagem no uso das misturas por justamente combinar as características de 2 ou mais gases.

Material (Arame para Solda)

A escolha do arame para solda MIG correto depende sempre do material base a ser soldado, na maioria dos casos utiliza-se o arame com composição mais semelhante possível, porém há situações onde o arame MIG correto não acompanha necessariamente o material base, casos de revestimentos em aços ferramenta, juntas de materiais distintos como aço carbono com aço inox, entre outros.

O mais importante saber é que uma escolha incorreta influencia diretamente nas características mecânicas da junta soldada podendo causar sérias consequências posteriores.

Abaixo relacionamos as principais ligas disponíveis e suas variações (para outras ligas e aplicações especiais, consulte nosso Dep. Comercial).
Aço carbono
– ER70S6
– E71T1
Aço inox
– E308LSi
– E309LSi
– E310
– E312
– E316LSi
Alumínio
– 4043
– 5356
Aço Ferramenta
– VND
– VC131
– H13
– P20
Ferro Fundido
– NiFe
– NiCi

Diâmetro do Arame para Solda

O diâmetro do arame para solda MIG também deve ser definido de acordo com o trabalho a ser executado, a escolha do diâmetro interfere diretamente na taxa de deposição, penetração e largura do cordão de solda.

O Arame para solda MIG usualmente é comercializado em carreteis com 15 kg em diâmetros que variam entre 0,8 mm e 2,4 mm de espessura. Contudo, é possível encontrar outros diâmetros, carretéis menores ou em forma de barricas para atender casos especiais.

A gama de aplicação para o arame para solda MIG é muito vasta, são utilizados em larga escala na indústria automobilística, autopeças, caldeiras, tanques, estruturas metálicas, motocicletas, bicicletas, tratores, tubulação (gasoduto e oleoduto) entre outros.

Características:

  • Ligas de Aço carbono, Alumínio e Aço inox.
  • Aços ferramenta (H13, VND, VC131, P20, CrNi, etc.)
  • Ferro fundido
  • Latão
  • Stellite
  • Phoscooper
  • Aplicações especiais, etc.