Economizador de Gás para Solda

Economizador de Gás Para Soldas

Economizador de gás para solda

Sabe-se que, considerando os processos TIG, MIG/MAG e Arame Tubular, o gás de proteção sempre figura entre os itens de maior consumo num processo de solda e o seu desperdício gera gastos significativos que poderiam ser evitados.

Como o próprio nome representa, o Economizador de Gás para Solda serve justamente para evitar maiores proporções de desperdício, propiciando uma maior economia de gás de proteção, fazendo com que o operador exerça sua atividade de maneira segura e econômica.

A economia se dá essencialmente com eliminação do excesso de pressão no início de cada processo de solda, o popularmente chamado “sopro inicial”, além de fornecer apenas a vazão necessária para a operação de soldagem e aproveitar melhor as “sobras” dos cilindros de gás.

Como dito inicialmente, o economizador é utilizado com grande sucesso em operações de solda TIG, e principalmente nos processos MIG/MAG e Arame Tubular podendo alcançar até 50% de economia em alguns casos.

O maior objetivo de uma empresa que utiliza um Economizador de Gás para Solda, claro, além da preocupação com a segurança e melhor rendimento do trabalho, é principalmente o cuidado com o aumento no custo de gás de proteção, tornando essencial a aquisição de um instrumento que reduza o desperdício.

É neste momento que o Economizadores de gás para Solda se torna eficaz em pelo menos três etapas:

 

Primeira Etapa

Redução do consumo a cada acionamento da pistola de solda.
O economizador de gás tem como uma de suas principais funções eliminar o chamado sopro inicial, muito comum nos processos TIG e MIG/MAG. Todo o fluxo de gás mantido na mangueira é aproveitado gerando economia de forma imediata, assim que o aparelho é instalado.

 

Segunda Etapa

No controle da vazão de gás desejada para a operação.
O economizador possui um limitador que evita o ajuste excessivo da vazão do gás além do necessário para a operação de soldagem em questão. Neste caso, mesmo que haja um ajuste incorreto no manômetro do cilindro de gás, o economizador garante a entrega da quantidade regular de vazão para a operação, justamente para que não aconteça o tão temido desperdício de gás.

 

Terceira Etapa

Com o uso do economizador de gás para solda ocorre uma redução na pressão, o que acarreta um maior aproveitamento do gás do cilindro, estes “restos” equivalem muitas vezes a um desperdício de até 10% do gás contido no cilindro.

Portanto, assim que for adquirir um Economizador de Gás para Solda, leve em consideração os detalhes acima e faça a melhor escolha, dentro dos objetivos da vossa empresa e do bom trabalho que obviamente pretende fazer.