Eletrodos de Tungstênio

Eletrodo de Tungstênio

Eletrodos de Tungstênio

(Thório, Puro, Lantânio, Cério e Zircônio)

Cada composição é desenvolvida para finalidades diferentes, separamos abaixo algumas informações que poderão ajudar você a compreender um pouco melhor de como cada uma delas funcionam.

Quais os Tipos de Eletrodos de Tungstênio?

 

WT20 (Thório – Ponta Vermelha)

Composição de 2% de thório uniformemente distribuído em todo o comprimento do eletrodo.

É o tipo mais comum utilizado nos dias de hoje.
Fornece excelente resistência à contaminação, ao mesmo tempo que oferece ao soldador facilidade na ignição e boa estabilidade de arco.

É geralmente utilizado para aplicações em processo TIG DC negativo, em aço carbono, inox, ligas de níquel e titânio, e também pode ser utilizado com muito sucesso em AC no alumínio.

WP20 (Puro – Ponta Verde)

Eletrodo puro sem qualquer adição complementar, que permite a formação de uma ponta limpa, abaulada, proporcionando boa estabilidade de arco em AC.

Por possuir baixa capacidade de corrente o eletrodo puro puro gasta com facilidade, portanto é recomendado para soldagem em AC em trabalhos mais leves com menor nível de exigência na soldagem do alumínio.
Não é recomendado seu uso em DC pois não fornece uma transferência de arco tão eficiente quanto o eletrodo de tungstênio com thório, cério ou lantânio.

WL20 (Lantânio – Ponta Azul)

Com 2% de lantânio, é muito conhecido por sua excelente performance de solda, durabilidade, fácil ignição e estabilidade de arco tanto em baixa quanto em potências mais altas.

Similar ao Thório, o lantânio é um “coringa”, pode ser utilizado tanto em DC em aço carbono, inox, ligas de níquel e titânio, quanto  em AC no alumínio, dispensando a necessidade de manter 2 tipos de eletrodos em estoque.

WZ8 (Zircônio – Ponta Branca)

Com 0,8% de Zircônio em sua composição, o eletrodo de zircônio é recomendado para soldagem do alumínio em AC, especialmente em correntes mais altas.

O Zircônio mantém a ponta com característica abaulada resultando menor permeação e melhor resistência a corrosão e contaminação.

Possui um arco mais estável que seu “concorrente” em soldagem AC, o eletrodo puro, sendo insubstituível em soldagem AC com altas correntes.

WC20 (Cério – Ponta Cinza)

Eletrodo de cério com 2% de Cério.
O Cério é um material não-radioativo, tem um ótimo desempenho na abertura de arco em baixa corrente, sendo o melhor substituto do eletrodo com Thório em soldagem DC nessas situações.

Muito utilizado para soldagem em tubos e chapas finas de aço inox, pequenos reparos em moldes de estamparia, peças pequenas em geral, cordões curtos e pontos de solda.

Conheça abaixo nossas opções de Máquinas para solda TIG.

  • CIG Softig 200 HF Digi Pulse
    Equipamento Inverter portátil, ideal para vencer os diversos desafios encontrados em processo de solda TIG, com soluções...
  • CIG Softig 250 HF Digi Pulse
    Equipamento Inverter portátil, ideal para vencer os diversos desafios encontrados em processo de solda TIG, com soluções...
  • CIG High Power 400DC Digi Pulse
    Características: Potência ajustável de 10 a 400 Ampéres Ciclo de trabalho: 400A @ 60% - 300A @ 100% Ignição eletrônica...
  • CIG Softig 200II AC/DC Digi Pulse
    Equipamento inverter portátil, ideal para vencer os diversos desafios encontrados no processo de solda TIG em Alumínio...
  • High-power-315
    Fonte Inverter AC/DC refrigerada a água de alto desempenho, desenvolvida com a mais moderna tecnologia IGBT de...
  • CIG High Power 500 AC/DC
    Fonte Inverter AC/DC refrigerada a água de alto desempenho, desenvolvida com a mais alta tecnologia IGBT de...
  • REHM Tiger 170-210 DC
    Em se tratando de portabilidade são verdadeiramente miniaturas, mas em termos de robustez, eficiência e recursos tecnológicos,...
  • REHM Invertig/Transtig DC
    Características: Modernidade, tecnologia, força física e eficiência; Top mundial em equipamentos p/soldagem TIG dos metais como: aço inox, aço...
  • REHM Invertig PRO AC/DC
    Características: Inovação sem precedentes!Desempenho surpreendente! Redefinição do conceito de solda TIG; A exclusiva interação do recém desenvolvido BI-POWER...
Conheça mais produtos da linha CIG