É conhecido que processo TIG se diferencia dos demais em questões relacionadas a acabamento e pelo seu caráter quase artesanal, a expectativa é obter uma solda com nível máximo de qualidade, sem nenhuma imperfeição, e o Afiador de Tungstênio se torna item primordial diante do nível de exigência do processo.
AFIADOR DE TUNGSTÊNIO – AUMENTANDO A PRECISÃO E VIDA ÚTIL DO ELETRODO NA SOLDAGEM TIG
Além de proporcionar o nível máximo de qualidade na afiação, o afiador de tungstênio também gera maior rapidez e um melhor aproveitamento do eletrodo.
Entendendo melhor o processo e porque o eletrodo de tungstênio precisa estar bem afiado
De forma resumida, a soldagem por processo TIG se dá através de um feixe de energia transportado por uma vareta de tungstênio até a peça a ser soldada, gerando assim um arco elétrico de solda, porém este arco elétrico pode se “dispersar” e perder energia se o tungstênio não estiver em boas condições.
A função do afiador de tungstênio é justamente uniformizar o caminho percorrido pelo feixe de energia, de forma que mais energia seja transferida para o material a ser soldado, fator essencial para obter-se o máximo de estabilidade no arco de solda e por consequência, aumentar a vida útil do eletrodo.
Isso faz do afiador de tungstênio um excelente investimento para sua empresa e não um gasto com um acessório obrigatório.
Aplicações
Esse acessório é muito utilizado na indústria da aviação, aeronáutica, na indústria do petróleo, onde constantemente são feitas soldas de chapas ou materiais muito finos.
O mesmo ocorre no segmento recuperação de moldes de estamparia onde exige-se muita precisão, e até mesmo em materiais de alumínio, magnésio, sempre de difícil soldabilidade, onde o ângulo da ponta do tungstênio interfere diretamente no resultado final.
Afiador de Tungstênio x Esmeril
Ainda é muito comum no Brasil a utilização do esmeril para afiação do eletrodo de tungstênio, porém é importantíssimo citar que a afiação do eletrodo feita em um esmeril ou acessório similar pode causar a diversos problemas.
Primeiramente porque o apontamento é feito de maneira manual e livre, e por mais que o usuário seja firme e cuidadoso, não irá obter o nível de uniformidade e perfeição proporcionado pelo afiador.
O fator mais preocupante é que o desbaste feito na pedra do esmeril causa ranhuras e feridas no tungstênio que prejudicam sensivelmente o transporte do feixe de energia, causando constante instabilidade do arco elétrico.
O afiador de tungstênio possui um disco diamantado de extrema durabilidade, que faz a afiação de forma absolutamente limpa e nem nenhuma possibilidade de contaminação do eletrodo.
Total segurança no processo de afiação
É muito mais seguro!
Com o afiador, o atrito do tungstênio com o disco diamantado ocorre de forma interna, dentro de um compartimento fechado, portanto não há qualquer possibilidade de contato do usuário com o disco em alta rotação, nem qualquer ponto que possa causar acidentes, muito comuns quando feito de maneira exposta no esmeril.
O afiador de tungstênio também possui um recurso especial para melhor aproveitamento do eletrodo e maior economia no processo, é possível apontar com total segurança partes de tungstênio com até 20 mm de comprimento, o que seria extremamente perigoso de se fazer manualmente em um esmeril.
Distribuído pela CIG SOLDAS com exclusividade para todo o Brasil, o Afiador de Tungstênio “TIG SHARP ST-40”é produzido dentro dos mais avançados padrões ecológicos da atualidade.