Manutenção Preventiva – Tocha para solda MIG/MAG

Manutenção de Tocha MIG – Cuidados Básicos Essenciais

Neste post vamos falar sobre Manutenção de Tocha MIG, com ênfase nos cuidados essenciais que se deve com este acessório e que interessa muito à gestores industriais, departamento de manutenção, encarregados e ao próprio soldador.

É muito comum profissionais da área industrial não possuírem conhecimento exato sobre a função de cada acessório de um conjunto de solda, por conta disso uma consequente falta de cuidados essenciais acabam sendo uma das principais fontes geradoras de falhas no processo de soldagem.

O fato é que na grande maioria dos casos, essas falhas acabam sendo confundidas com algum defeito na própria máquina, quando na verdade não existe nenhum defeito, contudo, essa avaliação equivocada leva a equipe a buscar equivocadamente por manutenção, sendo que a correção é muito mais simples do que se imagina.

Antes de abordarmos questões práticas de uma manutenção de tocha MIG, precisamos relembrar princípios básicos de soldagem para compreender a função de cada acessório no processo.

acessórios básicos de um conjunto de soldagem

Sabe-se que uma Máquina de solda MIG/MAG é composta basicamente por 6 partes principais e suas respectivas funções básicas:

Fonte de Soldagem – transformar tensão/corrente da rede elétrica em energia para formação do arco de solda.
Tocha (Pistola de solda) – Conduzir o gás, o arame e um dos polos de energia da fonte até o ponto de abertura do arco de solda.
Cabo Obra – Conduzir a outra polaridade da energia até a peça a ser soldada.
Mangueira de gás – Passagem do gás de proteção do cilindro até a máquina de solda.
Regulador do cilindro de gás – Reduzir a pressão do cilindro e regular a vazão de gás desejada para a operação, que geralmente é medida em LPM (litros por minuto).
Cilindro de Gás – armazena e fornece o gás utilizado para a operação de soldagem.

Para que o resultado da sua manutenção de tocha MIG seja o mais eficiente possível, todos estes itens devem estar em perfeitas condições de uso, caso contrário, haverá alguma consequência no desempenho da solda, às vezes simples mas na maioria das vezes, drásticas.

Mas como informado acima, neste post falaremos sobre todas as peças que compõem uma Tocha para solda MIG, suas funções, os cuidados que se deve ter e quais ações preventivas devemos adotar.

Manutenção de Tocha MIG

A grande maioria das Tochas MIG disponíveis no mercado seguem padrões semelhantes, certamente são compostas de peças como as relacionadas a seguir:

– Bocal
– Bico de contato
– Porta bico
– Difusor
– Guia do arame
– Descanso da Tocha
– Euro Conector

Abaixo falaremos com detalhes de cada uma delas.

Bocal

Função principal: Concentrar o fluxo de gás na parte frontal da tocha e guia-la até a poça de fusão.

Desgaste natural:
– Diminuição do poder de encaixe por conta da perda do efeito mola (para bocais de encaixe)
– Danos na rosca de fixação por conta de dilatação (para bocais de rosca)
– Desgaste ou deformação da borda frontal

Prevenção do desgaste e aumento da vida útil:
– A utilização constante de anti respingo biodegradável (spray ou gel) evita ou reduz o acúmulo de respingos em toda região frontal, além do bocal.
– Caso haja concentração de respingos, nunca se deve removê-los batendo com o bocal na bancada ou em qualquer superfície, isso é muito comum no dia a dia mas que provoca a descentralização da parte frontal da tocha, pode quebrar o encaixe da micro pistola, além da sua própria deformação.

Para fazer a remoção correta recomendamos o uso de um Limpador de Bocais MIG, conforme imagem a seguir:

Manutenção de Tocha MIG - Limpador de bocal

– Caso a remoção dos respingos não for mais possível ou a sua borda estiver demasiadamente desgastada/deformada, trocar o bocal imediatamente.

Em média a vida útil de um bocal é de aproximadamente 60 horas de uso, claro que depende muito do tipo de bocal e sua qualidade, da espessura e tipo de material a ser soldado, do diâmetro do arame, da corrente e tensão de soldagem; enfim, das condições gerais de cada tarefa, sendo essencial a sua troca imediatamente aos primeiros indícios de deformação.

Manutenção de Tocha MIG - Fluxo do gás

No desenho acima é possível compreender melhor a função exercida pelo bocal e bico de contato.

Manutenção de Tocha MIG - Bocal

Na foto acima temos um caso crítico em que o bocal está totalmente inapropriado para o uso em comparação com uma peça nova, percebe-se nitidamente o acúmulo excessivo de respingos na sua borda prejudicando bastante a passagem do gás.

Bico de contato

Função principal: Gerar contato e energizar o Arame além de guia-lo até a poça de fusão.

Desgaste natural:
– Ovalização do orifício de saída.
– Carbonização por excesso de uso.

Principais padrões disponíveis:
– Cobre eletrolítico (Cu)
– Cobre/Cromo/Zircônio (Cu/Cr/Zr) – Maior condutibilidade e resistência ao desgaste.

Média de vida útil estimada:
– Cobre (Cu) – Aproximadamente 8 horas de uso (dependendo das condições de trabalho já citadas acima no tópico “Bocal”).
– Cobre/Cromo/Zircônio – Aproximadamente 24 horas de uso (dependendo das condições de trabalho já citadas acima no tópico “Bocal”).

É essencial a troca imediata do bico assim que identificadas as anomalias acima ou assim que atingir o tempo de vida útil médio do consumível.

Manutenção de Tocha MIG - Bico de contato

Na foto acima temos um caso crítico em que o bico está totalmente inapropriado para o uso, em comparação com a peça nova percebe-se nitidamente a ovalização do orifício de saída prejudicando completamente a firme passagem do arame gerando o chamado “efeito mola”.
O aspecto carbonizado também compromete totalmente o seu poder de condutibilidade.

Porta bico

Funções principais:
– Difusão do gás (quando o modelo de tocha em questão não utiliza Difusor separado)
– Suporte do bico de contato
– Proteção da Micro Pistola (pescoço da tocha)

Desgaste:
– Perda da rosca de fixação do bico, provocada pela natural e constante troca do bico de contato.
– Curto circuito provocado por acúmulo excessivo de respingos em sua superfície, principalmente se for utilizado sem o difusor de gás.

Prevenção do desgaste e aumento da vida útil:
– Utilização de anti respingo para evitar o acúmulo de respingos além de facilitar a limpeza, preferencialmente o bio-degradável que não interfere no acabamento posterior da peça.
– Remoção dos respingos caso haja acúmulo.

A média de vida útil de um porta bico é de aproximadamente 140 horas de uso (dependendo das condições de trabalho já citadas acima no tópico “Bocal”), sendo essencial sua troca imediata assim que identificadas as anomalias acima ou atingindo o tempo de vida útil médio do consumível.

Manutenção de Tocha MIG - Porta bico

Na foto acima temos uma situação crítica em que o porta bico está totalmente inapropriado para o uso, percebe-se nitidamente os efeitos dos curto circuitos causados por excesso de respingos em sua superfície, prejudicando completamente o efeito protetor podendo causar sérios danos à micro pistola, além de danificar a rosca impossibilitando a colocação correta do bico de contato comprometendo a qualidade de soldagem.

Manutenção de Tocha MIG - Porta bico

Nesta foto mostramos a diferença entre um porta bico desgastado em comparação com um novo, já com seus orifícios de difusão bem fechados pelo desgaste prejudicando sensivelmente a correta passagem do gás e sua difusão.

Difusor de gás

Função principal:
– Realizar a difusão do gás de proteção e a isolação entre porta bico e micro pistola.
– Proteger o porta bico e a micro pistola.

Desgaste:
– Difusor de material sintético – Erosão por conta do calor excessivo e acúmulo de respingos na região.
– Difusor de cerâmica – Quebra por impacto involuntário (possui maior resistência à erosão) ou excesso de respingos na região.

Prevenção de desgaste e aumento da vida útil:
– A utilização de anti respingo biodegradável e a remoção dos respingos internos continuam sendo essenciais para aumentar o tempo de vida dos consumíveis.

Média de vida útil:
Difusor de material sintético – Aproximadamente 60 horas
Difusor de cerâmica – Aproximadamente 90 horas

É essencial a troca imediata do difusor assim que identificadas as anomalias acima ou logo que atingir o tempo de vida útil médio do consumível.

Manutenção de Tocha MIG - Difusor de gás

Na foto acima temos um difusor totalmente inapropriados para o uso, provocado por utilização muito além do tempo previsto de durabilidade, contudo percebe-se nitidamente os efeitos causados, com os orifícios de difusão extremamente desgastados e abertos perdendo totalmente o poder de difusão, mesmo se tratando de um difusor de cerâmica.

Guia do Arame

Função principal: Guiar o arame do alimentador até o bico de contato.

Padrões utilizados:
– Guia espiral de aço, utilizado para Arames sólidos de aço carbono e inox.
– Guia de teflon ou nylon, utilizadas para Arames sólidos de alumínio, não ferrosos em geral além de Arame Tubular.
Obs: A guia de teflon possui maior vida útil e proporciona melhor condutibilidade do arame em relação ao nylon.

Desgaste natural:
– Guia de aço – Deformação pelo recozimento do aço causando a perda do efeito mola, além do desgaste por conta do atrito com o arame.
– Guias de teflon/nylon – Formação de canaleta interna por conta do atrito com o arame.
Ambos provocam ineficiência na alimentação do arame gerando instabilidade no arco elétrico.
Nota: A utilização de guia de teflon em tochas sem refrigeração a água, em correntes de solda mais elevadas, irá provocar flacidez da guia comprometendo seriamente a condução do arame e sua vida útil.

Prevenção do desgaste e aumento da vida útil:

No caso da guia de aço, é possível a realização de limpeza interna para remoção das limalhas liberadas pelo arame sólido em atrito com a guia.
A limpeza é facilmente realizada tirando-a da tocha, enrolar em forma de arco, dar pequenas batidas sobre uma superfície plana e depois injetar ar comprimido através do bico de entrada da guia para expulsar a limalha.
Porém, este procedimento deve ser repetido apenas dentro do prazo de vida útil estimado abaixo, pois conforme a utilização a guia sofre desgaste interno sendo que a partir de então, a limpeza da limalha perde sua eficácia.

No caso das guias de teflon e nylon, não ocorre acúmulo de limalhas internas, o desgaste é natural e não há meios de evita-lo. Neste caso recomendamos a troca imediata após expirar o tempo de vida útil estimado.

Média de vida útil aproximada:
Guia de aço: Até 240 horas de uso
Teflon: Até 60 horas de uso
Nylon: Até 40 horas de uso

Acima, vemos um exemplo de guia de aço imprópria para o uso. Além do desgaste natural, outro fator que pode comprometer a qualidade é a forma como o usuário realiza o “descanso” da tocha nos períodos de inatividade.

Posições de descanso como as da foto acima (à esquerda) são muito comuns e provocam fadiga na mola espiral e deve ser sempre evitada.
À direita, a posição de descanso correta.

Euro Conector

Esta é uma dica abaixo muito importante durante uma manutenção de tocha MIG, e poucos usuários tem conhecimento a respeito deste pequeno problema causador de grandes transtornos.
O Euro Conector da tocha possui um anel de vedação no pino de entrada de gás conforme imagem abaixo.

É comum o operador precisar retirar a tocha da máquina por algum motivo, e após repetidas vezes, este anel o’ring tende a se desgastar e se romper sem que o operador perceba.
Porém, mesmo sem este anel o equipamento continua em operação, mas agora com o fluxo de gás comprometido, pois a falta deste o’ring causa fuga de gás pelo euro conector, evitando que ele chegue em sua vazão ideal no bocal da tocha.

A solução é simples, apenas ter atenção ao anel o’ring e fazer a reposição assim que identificar sua falta ou quando este apresentar mordeduras.

A CIG agradece pela leitura e esperamos ter ajudado a compreender melhor o tema, em outro momento falaremos mais sobre mais situações envolvendo Manutenção Preventiva.

Categorias